Reabilitação do reparo do manguito rotador – o que você deve esperar?

A reabilitação do reparo do manguito rotador percorreu um longo caminho nos últimos anos e há muito que você pode aprender sobre isso. Se você tiver uma lesão no manguito rotador ou estiver considerando uma cirurgia, este artigo discutirá o processo de reabilitação e o que você precisa saber para tomar uma decisão informada sobre suas alternativas de assistência médica.

O processo de reabilitação para uma ruptura neste grupo Clínica de Reabilitação em João Pessoa muscular consiste em muitas fases e etapas. Quer você faça ou não uma cirurgia, o processo de reabilitação começa muito antes disso. Geralmente, continua, seja em um ambiente clínico ou em casa, até que você retorne ao seu nível normal de atividade, seja esporte, ocupação ou simplesmente atividades normais da vida diária.

A reabilitação do reparo do manguito rotador contém muitas variáveis. Isso inclui a extensão da lesão, a condição geral do ombro, a idade, o tipo de cirurgia realizada e, em alguns casos, o médico envolvido na reabilitação. O tempo de recuperação após uma lesão ou uma cirurgia para reparar a lesão também dependerá do tamanho da ruptura do músculo, condições preexistentes como artrite ou instabilidade, sua idade e a habilidade do cirurgião.

Se você tiver uma ruptura, é mais comum passar por um tratamento conservador, como fisioterapia com um programa de exercícios, do que ir direto para a cirurgia. A maioria das lesões do manguito, incluindo algumas rupturas, pode melhorar sem a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, uma pessoa pode funcionar quase normalmente com uma ruptura no manguito, uma vez que a dor diminui. Um curso pré-operatório típico de tratamento conservador dura de 4 a 6 semanas. Nesse período, o foco será restaurar a amplitude de movimento, reduzir a dor e melhorar a força funcional do ombro.

A pedra angular da reabilitação do reparo do manguito rotador no pré-operatório são os exercícios. Estes consistem em exercícios muito específicos destinados a isolar os músculos do manguito e os estabilizadores da escápula. Os exercícios são ajustados ao seu nível de tolerância à dor e força e são progredidos conforme você melhora. Existem vários exercícios que você será instruído a realizar na clínica e também em casa.

O objetivo da reabilitação do reparo do manguito rotador no pré-operatório é tentar melhorar a condição do ombro para que a cirurgia possa ser evitada. Se os sintomas não melhorarem e interferirem em sua rotina normal e nível de atividade, você pode ter que se submeter a uma cirurgia. A terapia pré-operatória não é desperdiçada. Você estará muito mais à frente após a cirurgia como resultado do fortalecimento que fez antes da cirurgia.